O mês de abril, conhecido no Brasil como Abril Marrom, foi escolhido pela área da saúde para atuar em conscientização da população. Além disso, tem como objetivo focar na prevenção da cegueira e alertar a importância dos cuidados com a saúde ocular.
Criado em 2016, o Abril Marrom tornou-se uma campanha aderida por diversas entidades médicas, centros hospitalares e governos, atuando no aspecto da prevenção. Além disso, a cor marrom foi escolhida por ser a cor da íris, representando grande parte da cor dos olhos da população brasileira.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), só no Brasil constam cerca de 1,2 milhão de cegos, sendo que 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ser tratados ou até evitados se diagnosticados precocemente.
Dentre as doenças que podem levar à cegueira, algumas são bem frequentes no cotidiano da população. Muitas vezes negligenciadas devido à falta de conhecimento sobre suas consequências a longo prazo, como é o caso de doenças como Catarata, Glaucoma, Retinopatia Diabética e Degeneração Macular relacionada à idade são as principais doenças oculares que podem levar a cegueira se não diagnosticadas e tratadas em tempo.
Também vale ressaltar que a prevenção das doenças que levam a cegueira só ocorre com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para cada doença. Por isso, é essencial que todos saibam da importância nas consultas e exames periódicos com um Oftalmologista.